fbpx

8 plantas ideais para se ter dentro de casa

Zamioculca plantas para sala

Você ainda acha que planta é só pra quem tem quintal, varanda? Que nada! Podemos sim ter plantas dentro de casa e apartamento. Basta escolher as espécies corretas e saber o mínimo para cuidar direitinho das suas plantinhas.

Para cada espécie de planta devemos saber alguns detalhes essenciais para o cuidado: se ela precisa de muito ou pouca luz, e o quanto de água necessário numa semana. A maioria das plantas indicadas para apartamento gostam de mais sombra e rega duas vezes por semana.

Confira algumas queridinhas indicadas pelos jardineiros e paisagistas:

1. Zamioculca

Uma espécie muito usada na sala, corredores. Gosta muito de sombra e é bem fácil de cuidar, pois não necessita tantos cuidados. Ela possui folhas muito bonitas e são muito procuradas pelo seu valor estético. As Zamioculcas são conhecidas por trazer sorte e prosperidade para a casa, precisam estar sempre com o solo úmido, sendo regadas 2 vezes por semana. Um cuidado extra: Ela pode ser tóxica aos animais, então cuidado!

2. Espada de São Jorge

Super usada nas casas brasileiras, uma planta muito utilizada nos anos 50 e 60 nos projetos dos jardins modernistas, que também fica muito bem para ser cultivada dentro de casa. Deixe a Espada de São Jorge para aquele cantinho que não recebe iluminação direta pois ela necessita de menos luminosidade e é uma planta resistente. Sua beleza está em suas folhas, mas vale caprichar no vaso para deixa-la ainda mais bonita, optando por cestos de fibras naturais trazendo ainda mais brasilidade para a decoração.

3. Pau da Agua

Também conhecido como Dracena, é uma planta linda e ornamental de origem africana, possui folhas grandes e brilhantes. Ela é um arbusto e pode chegar até 6 metros, é muito indicada para salas com pé direito duplo e jardins internos com pouca luz. Ela precisa de rega diária para um solo bem úmido,e adubação sempre que necessário.

plantas pau da agua

4. Ficus Lyrata

É uma das plantas mais desejada no momento. Possuem uma beleza exuberante, folhas largas e vistosas, e apesar de ser uma espécie grande é muito utilizada dentro de casa. Ela precisa ficar perto de janelas ou fontes de iluminação natural, e um solo bem adubado com boa drenagem, precisando ser regada uma média de 3 vezes por semana. Ela combina com diferentes tipos de vaso: coloridos, mais claros, de cisal.

5. Filodentro

Uma planta perfeita para colocar naquele vaso pendente e ter aquele efeito cascata. Fica lindíssima com vasos terrosos e macramês. Ela possui folhas em formato que lembra um coração, são mais largas e tem crescimento relativamente rápido. Ela gosta de luz mas fica bem na sombra e resiste bem em ambientes que tem uso de ar condicionado.

plantas filodentro

6. Jiboia

A Jibóia também é uma planta trepadeira com este efeito cascata que fica tão bem vasos pendentes e prateleiras,e é sim muito procurada para salas, cozinha, quartos. Ela possui uma coloração muito especial com mais tons de verde, as vezes se aproxima até do amarelo. Apesar dela ser fácil de cuidar, é uma espécie que gosta de agua e luz. Assim, como a maioria das plantas ela é tóxica então requer essa atenção com animais e crianças. Capriche na decoração e conte com a jibóia para dar o destaque final.

7. Cactos

Não poderíamos deixar o cacto de fora nessa seleção. Sim, eles precisam menos de agua devido a sua natureza que acumula agua em seus tecidos e de sobreviver em lugares áridos e quentes. Mas não quer dizer que não precisam de cuidados, são muitas espécies. Procure saber direitinho qual cacto é o seu e se ele precisa de algum cuidado específico. Na sua grande maioria eles gostam de lugares com sol e bem ventilado , como por exemplo ficar bem próximo da janela.

plantas cactos

8. Suculentas

Elas são tão fofas! Tem vários tamanhos, cores e espécies, e tornaram-se colecionáveis. São ótimas opções para se ter dentro de casa. Elas gostam muito de luz e sol, e pouca agua. A rega deve ser feita com cuidado para não encharcar o solo. Elas ficam lindas se plantadas com outras espécies misturando cores e tamanhos permitindo aflorar a criatividade para plantar em vasos, jardineiras, aquários e até em louças.

Com todas essa dicas, basta procurar a flora mais próxima de casa e começar plantar. Invista em vasos e cachepots que tenham tamanho suficiente para sua plantinha desenvolver bem e que também decore a sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *